Aron Arts - Photo Gallery é um empreendimento familiar inspirado no pioneirismo de Aron Scharf (1912-2001) na área da fotografia. Na década de 1930, enquanto jovem filho de colonos em Santa Catarina, Aron reconheceu na fotografia uma oportunidade valiosa de sustento para sua família. Após aprender e aprimorar suas habilidades fotográficas sob a tutela de um fotógrafo alemão no litoral catarinense, passou a oferecer retratos familiares em todo o estado, destacando-se como um dos primeiros a realizar esse serviço tão inovador na região naquela época.

Aron Scharf

Exemplar de um retrato feito por Aron Scharf
Do emolduramento de retratos familiares a capturas de eventos e paisagens urbanas e naturais, o ofício e o gosto pela fotografia foram transmitidos ao longo das gerações, dos filhos aos bisnetos. A família Scharf também deixou sua marca na produção de fotos de eventos e cartões postais em Balneário Camboriú e Itajaí, Santa Catarina, compilando uma coleção de registros históricos que datam dos anos 1950 em diante, revelando o potencial em desenvolvimento no litoral norte catarinense.
Nesse sentido, seu filho João Gaspar Scharf e Edson Scharf se dedicaram a registrar eventos nas cidades de Balneário Camboriú e Joinville, com seus estúdios de fotografia e atendimento ao público. Com o litoral sendo cada vez mais visado, João Gaspar tratou de confeccionar inúmeros cartões postais para os turistas que começavam a frequentar as praias catarinenses, com ângulos diferenciados e registros do nascer do sol na praia e fotos áreas com ângulos inéditos na década de 1970 a 80. Estas fotografias compõem um acervo histórico único que mostram o desenvolvimento acentuado e rápido que se deu nas últimas décadas em todo o entorno.
João Ricardo Scharf, neto de Aron e filho de João Gaspar, elevou a técnica fotográfica à categoria de arte, criando retratos artísticos, documentando eventos e, posteriormente, imortalizando paisagens urbanas e naturais. Sua paixão pelo registro artístico o levou a ser convidado para participar de eventos e exposições regionais, além de contribuir com a produção de fotos aéreas em várias localidades do Brasil entre as décadas de 2000 e 2010. Nos últimos anos, concentrou-se no aprimoramento contínuo da arte fotográfica. A seleção criteriosa destas peças artísticas, agora apresentadas ao público, compõe nossa primeira coleção. Cada imagem é escolhida com rigor técnico para ser oferecida com a máxima excelência e qualidade que nos define!

João Ricardo Scharf